SÁ CARNEIRO
(CONGRESSO DE LEIRIA 1976)
UM PARTIDO É UM DIFUSOR DE IDEIAS
«Sobretudo um partido social democrata não é apenas militância organizada com vista à conquista do poder por meios democráticos; não é, nem pode ser, mera máquina eleitoral. Há de ser estímulo pessoal, político e sócio-profissional. Tem de agir como difusor de ideias, como dinamizador de planos, como estimulante da acção pessoal. Sem isso renunciaríamos à dimensão ética e cultural da política, que se tornaria mero jogo de banalidades e de conveniências».
CAVACO SILVA
A INSPIRAÇÃO E EXECUÇÃO (40 ANOS DEPOIS)
«Os portugueses têm hoje à sua disposição um conjunto de infraestruturas – culturais, rodoviárias, aeroportuárias e urbanísticas – e colhem os benefícios de um conjunto de projectos industriais, agrícolas, turísticos e sociais, obras de grande vulto que foram promovidas pelo Executivo que governou Portugal no período 1985-1995.
Este livro conta o meu envolvimento como Primeiro Ministro em alguns desses projectos (…) Em cada um deles evidencia-se a vontade de modernizar o País e melhorar o nível de bem-estar dos cidadãos.
Através da cultura, com a criação da Fundação Serralves ou a construção do Centro Cultural de Belém. Através de infraestruturas fundamentais como o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, as pontes São João, do Freixo e Vasco da Gama, as autoestradas Lisboa-Porto, Lisboa-Cascais e Via do Infante. Através de intervenções urbanísticas radicais como o programa de erradicação das barracas de Lisboa e Porto ou a decisão e concepção da Expo’98, que deu ligar ao Parque das Nações. Através de decisões fundamentais para a nossa economia como a construção da fábrica de automóveis da AutoEuropa, em Palmela, ou a introdução do gás natural. Ou através de iniciativas decisivas para a competitividade da nossa agricultura, como é a Barragem do Alqueva, ou a outra escala, para vencer a interioridade, o projecto das Aldeias Históricas de Portugal.
(…)
As infraestruturas e os projectos referidos foram promovidos pelo Governo social democrata a que tive a honra de presidir e que procurou inspiração no quadro de valores fundamentais adoptados por Francisco Sá Carneiro como base teórica de sustentação do Partido Social Democrata, adaptado à realidade portuguesa do seu tempo, e no seu pensamento quanto ao exercício do poder».
PASSOS COELHO – EM 2016
MAIS CRESCIMENTO E MAIS EMPREGO
«Nem para o próximo ano o governo espera que a economia cresça tanto quanto cresceu connosco em 2015!
O que se passa aqui, então?
Connosco, a dívida começou a baixar, com este governo está a subir. Connosco, as exportações subiam ao dobro do ritmo a que crescem com a actual solução de governo. Connosco, até o consumo privado crescia mais do que com estes senhores que hoje governam. O desemprego baixou mais em 2015 do que este ano. E criou-se mais emprego em 2015 do que este ano».
Sem comentários:
Enviar um comentário