A Educação
Jovens com 22 anos que concluíram o ensino secundário
Portugal – 49 por cento
União Europeia – 76, 5 por cento
Eslováquia – 90 por cento
As Reformas
Prolongamento dos horários de todas as escolas por igual
Encerramento de escolas sem critérios nítidos
Imposição de um regime de aulas de substituição sem conteúdo
Criação de uma empresa pública para a gestão dos parques escolares, centralizadora e pesada
Regulamentação desde os cacifos das escolas às bombinhas de Carnaval ou à época da poda dos arbustos
A Qualidade
Redução dos exames do 12º Ano
Acaba o exame nacional de Filosofia
Acabam as provas globais do 9º Ano
Aumenta o facilitismo
Prolonga-se a infantilização dos estudantes impondo a monodocência até ao 6º Ano
Cometem-se ilegalidades, como a repetição dos exames de Química e Física, causando o caos no acesso ao ensino superior
Instabilidade permanente
Aumento da conflitualidade nas escolas e na rua
Ofende-se os professores, transformados em bodes expiatórios da política educativa
No Ensino Superior
Não há nova lei da autonomia
Não há nova lei da gestão das universidades
Não há novo estatuto da carreira docente
Não há ordenamento da rede de ensino superior
O que há
Um ensino superior caótico e asfixiado
Incompetência na transição para o Processo de Bolonha, lançando o caos nas instituições e nos alunos
Cortes cegos no financiamento, asfixiando os estabelecimentos e a Acção Social Escolar
Falta de transparência: uma nova Agência de Avaliação, governamentalizada e sem independência
Rejeição de formulação de uma nova Lei de Bases do Sistema Educativo
Jovens com 22 anos que concluíram o ensino secundário
Portugal – 49 por cento
União Europeia – 76, 5 por cento
Eslováquia – 90 por cento
As Reformas
Prolongamento dos horários de todas as escolas por igual
Encerramento de escolas sem critérios nítidos
Imposição de um regime de aulas de substituição sem conteúdo
Criação de uma empresa pública para a gestão dos parques escolares, centralizadora e pesada
Regulamentação desde os cacifos das escolas às bombinhas de Carnaval ou à época da poda dos arbustos
A Qualidade
Redução dos exames do 12º Ano
Acaba o exame nacional de Filosofia
Acabam as provas globais do 9º Ano
Aumenta o facilitismo
Prolonga-se a infantilização dos estudantes impondo a monodocência até ao 6º Ano
Cometem-se ilegalidades, como a repetição dos exames de Química e Física, causando o caos no acesso ao ensino superior
Instabilidade permanente
Aumento da conflitualidade nas escolas e na rua
Ofende-se os professores, transformados em bodes expiatórios da política educativa
No Ensino Superior
Não há nova lei da autonomia
Não há nova lei da gestão das universidades
Não há novo estatuto da carreira docente
Não há ordenamento da rede de ensino superior
O que há
Um ensino superior caótico e asfixiado
Incompetência na transição para o Processo de Bolonha, lançando o caos nas instituições e nos alunos
Cortes cegos no financiamento, asfixiando os estabelecimentos e a Acção Social Escolar
Falta de transparência: uma nova Agência de Avaliação, governamentalizada e sem independência
Rejeição de formulação de uma nova Lei de Bases do Sistema Educativo
Conseguimos atingir a ponta final da cauda da Europa.
É obra!
É obra!
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